Seguro Viagem Internacional – Onde é obrigatório?

Seguro Viagem Internacional – Onde é obrigatório?

Contratar um seguro viagem internacional é a melhor alternativa para que você possa aproveitar com mais tranquilidade e segurança, a sua visita ao exterior. Além disso, você sabia que ele é obrigatório em vários países?

Isso mesmo, algumas nações exigem do estrangeiro a aquisição de um seguro viagem, como pré-requisito para que ele possa ingressar no país. Continue lendo esse post para descobrir em quais países e em que condições é obrigatória a contratação do seguro viagem.

O QUE É O SEGURO VIAGEM INTERNACIONAL?

O seguro viagem internacional é uma assistência oferecida ao viajante durante a sua estadia no exterior. Seu principal objetivo é disponibilizar uma ampla cobertura para imprevistos que possam ocorrer durante a viagem, tais como:

Cancelamento de voos
Roubos e furtos
Extravios de bagagens
Perda de documentos
A depender da modalidade da contratação do plano, o viajante pode aproveitar esses benefícios através da prestação de serviço, quanto por reembolso das despesas ocorridas. Isso permite a praticidade de escolher ser atendido pela Rede Referenciada do seguro ou por aquela da sua preferência.

ONDE O SEGURO VIAGEM INTERNACIONAL É OBRIGATÓRIO

O seguro viagem é um serviço indispensável e obrigatório para os viajantes em alguns países do mundo. Confira abaixo quais são os destinos que exigem a contratação desse tipo de serviço:

SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO NA EUROPA

A contratação de um seguro viagem internacional é obrigatório para qualquer viajante com destino a qualquer país europeu. O principal motivo dessa exigência está relacionado com o Tratado de Schengen.

Esse tratado garante a livre circulação dos cidadãos europeus entre os países membros que aderiram ao acordo. Desde 2012, esse direito é garantido aos brasileiros que podem visitar o continente europeu sem a necessidade de visto obrigatório, por um período de até 3 meses.

Contudo, ainda é exigido aos visitantes a contratação de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros. Esse serviço deve garantir assistência médica-hospitalar, repatriação médica e funerária para todos os países europeus.

AMÉRICA LATINA: CUBA E VENEZUELA

No caso dos países da América Latina, o seguro de viagem internacional apenas é obrigatório em nações como a Venezuela e Cuba. Os demais não solicitam ao viajante esse tipo de assistência à saúde.

Para realizar uma viagem com destino a Cuba, é necessário contratar um seguro de cobertura mínima de 10 mil dólares. Isso é capaz de proporcionar um atendimento médico-hospitalar ao segurado durante a sua estadia no país.

Na Venezuela, o seguro de viagem deve ser do valor mínimo de 40 mil dólares com cobertura total a serviços de assistência médica, repatriação médica e funerária. Ademais, é obrigatório a contratação extra de outro seguro de 1 mil dólares, destinado a ocorrência de extravio de bagagem, furtos ou roubos.

AUSTRÁLIA

A Austrália é um dos destinos mais escolhidos para a realização de intercâmbio estudantil. Contudo, para conseguir residir e estudar no país, o governo exige a aquisição do Overseas Student Health Cover (OSHC) que é um seguro de saúde para estrangeiros.

Através dele, é possível ter acesso ilimitado ao sistema público de saúde do país. Isso inclui a realização de consultas médicas em clínicas e hospitais, assim como atendimento de emergência e ambulatorial nas instituições que compõem a rede pública de saúde.

ESTADOS UNIDOS

Apesar da contratação do seguro viagem internacional não ser obrigatória para os viajantes com destino aos Estados Unidos, é bastante recomendado que eles a realizem. O principal motivo é que assistência médico-hospitalar do país, é uma das mais caras do mundo.

Para ter uma ideia, o simples tratamento de uma fratura pode custar o equivalente a 20 mil dólares. Por isso, que é tão indicado a adesão a um seguro de viagem, uma vez que as despesas são reembolsadas pela seguradora e o viajante tem acesso a uma ampla rede hospitais e clínicas.

Agora que você conhece quais são os principais destinos em que o seguro viagem internacional é obrigatório, o que acha de fazer a contratação do seu plano?

O ideal é que você opte por um plano que ofereça a cobertura que o país de destino exige e a perfeita para garantir a sua segurança durante toda a viagem. Apenas dessa forma, é possível aproveitar a visita ao exterior com tranquilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *